Empresas tem aumentado a qualidade, reduzido o tempo e diminuído o custo de contratação com uso de IA.
A Inteligência Artificial tem se tornado uma ferramenta essencial para os departamentos de Recursos Humanos no Brasil, ajudando a área a otimizar processos, melhorar a qualidade das contratações e liberar tempo para atividades estratégicas. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital do RH”, realizada pela Think Work e pela Flash, três em cada dez profissionais de RH no Brasil já utilizam IA em suas rotinas. A coleta e análise de dados é a principal aplicação, seguida pela criação de apresentações e pela automação de atendimento aos funcionários.
A Chief Human Resources Officer (CHRO) da N5 – reconhecida como uma das empresas líderes em tecnologia no setor financeiro em 18 países – Maria Luz, destaca a importância dessa transformação digital. “A IA trouxe inúmeros benefícios para a gestão de pessoas, especialmente quando falamos de automatização de processos como onboarding e a entrega de materiais de formação. Isso garante uma rápida imersão na cultura e nas operações da empresa”, afirma. Na N5, a IA foi integrada aos processos de seleção, o que trouxe resultados claros. “Conseguimos aumentar a qualidade das contratações, reduzir o tempo e diminuir o custo desse processo, impactando diretamente nossos resultados”, ressalta Maria.
O estudo também aponta que, apesar do otimismo, a introdução de IA nos processos de RH ainda enfrenta barreiras, como o medo dos profissionais de perderem seus empregos (47%) e os altos custos de implementação (33%). Maria Luz reconhece os desafios, mas enfatiza o potencial da tecnologia. “Precisamos superar padrões mentais para alcançar os benefícios que a IA pode trazer. É preciso investir em treinamento e adaptação, mas o impacto positivo é evidente, desde a personalização dos planos de carreira até a previsão de rotatividade e a identificação de funcionários com alto potencial”, explica.
O cenário de inovação no RH é promissor, e a IA, ao que tudo indica, continuará a ganhar espaço nas empresas. Segundo Maria Luz, a chave para o sucesso está na integração da tecnologia de forma estratégica: “A IA veio para ficar e é uma grande aliada para alcançar maior eficiência nas organizações, tomar decisões baseadas em dados e melhorar a experiência dos funcionários”. “As empresas que apostam nessa transformação estão cada vez mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado e desenvolver suas equipes de forma assertiva”, finaliza.